INDICADORES DE INCLUSÃO FINANCEIRA – II TRIMESTRE DE 2026
segunda-feira, 31 agosto 2026
Os indicadores de inclusão financeira do 2.º trimestre de 2026 apresentam uma análise detalhada do acesso, disponibilidade e uso dos serviços financeiros em Moçambique, considerando os aspectos geográficos e demográficos, com desagregação por género e áreas de residência (urbana e rural).
O relatório apresenta igualmente informação sobre a distribuição dos pontos de acesso aos serviços financeiros nos 154 distritos do País.
No período em referência, registou-se um crescimento de 5,8 % no número de agentes das instituições de moeda electrónica (IME), consolidando a expansão da rede de serviços financeiros digitais. Em contrapartida, observaram-se ligeiras reduções no número de agências bancárias (-0,4 %), ATM (-1,1 %) e POS (-0,4 %).
Relativamente aos indicadores de acesso, o número de contas bancárias registou um crescimento de 1,3 %. Por sua vez, o número de contas das IME aumentou 4,1 %.
No que concerne aos indicadores de uso, o número de cartões bancários registou um crescimento de 3,3 %, enquanto o rácio crédito/PIB se manteve estável. Por seu turno, os depósitos apresentaram uma evolução positiva, com o rácio depósitos/PIB a aumentar 0,8 pontos percentuais e o volume de depósitos por 1000 adultos a crescer cerca de 1,5 %.
Para aceder aos indicadores clique aqui.
