GOVERNADOR ZANDAMELA TESTEMUNHA A INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DO METICAL EM LICHINGA

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e o Presidente do Conselho Autárquico de Lichinga, Luís Jumo, procederam hoje (4) à inauguração da Praça do Metical naquela autarquia.

A construção desta praça enquadra-se num conjunto de iniciativas que o Banco de Moçambique tem vindo a desenvolver, por forma a contribuir para a valorização do Metical, símbolo da nossa conquista, história e identidade nacional.

Na sua intervenção durante o acto, o Governador do Banco de Moçambique disse que com a inauguração da Praça do Metical, a quarta do país, “pretendemos enaltecer a nossa moeda, o Metical, um dos símbolos mais importantes da nossa soberania e conquista, pelo que gostaria de reforçar o nosso apelo à sua valorização e conservação”.

Na ocasião, o GBM disse que o local onde foi erguida a Praça era um jardim infantil, facto que sensibilizou o banco a incluir espaços de lazer para a pequenada.

“ O local onde nos encontramos foi outrora o jardim infantil desta cidade. E porque não poderíamos perder esta componente recreativa, incluímos, nesta praça, para além  dos espaços verdes, bancos de repouso e candeeiros de iluminação, uma área de jogos infantis que irá proporcionar
às nossas crianças momentos de diversão e lazer.”, esclareceu. 

Durante a sua intervenção, o GBM afirmou esperar que o projecto das Praças do Metical traga resultados positivos no domínio da literacia financeira, uma das grandes apostas do Banco Central, particularmente no domínio da sua responsabilidade social. 

“ É nossa convicção que esta praça irá ajudar a reforçar o processo de educação financeira, quer a nível local, quer a nível nacional, uma vez que o projecto de implantação de praças do Metical abrange todas as províncias do país.”, vincou. 

O GBM terminou o seu discurso fazendo um apelo aos munícipes da cidade de Lichinga para a conservação e preservação deste valioso património local. 

Por seu turno, o Edil de Lichinga expressou sentimentos de gratidão principalmente porque o banco presenteou as crianças da autarquia com espaço de recreação infantil, naquela que apelidou de “Praça do Metical mais bonita e deslumbrante do país” Luís Jumo endereçou palavras de enorme apreço ao Governador do BM, pelo seu contributo, através desta iniciativa, no resgate da beleza da cidade de Lichinga. Na sua alocução, comprometeu-se a tudo fazer para cuidar do espaço e preservá-lo. 

Houve ainda momentos de troca de brindes, sendo que o GBM ofereceu ao edil uma agenda de trabalho e um acrílico de Metical, tendo este, por sua vez, oferecido ao GBM sete variedades de feijão, não fosse Niassa o maior produtor desta cultura. 

Participaram no evento, as Administradoras do BM, Felisberto Navalha e Silvina de Abreu, Directores, Gestores e técnicos do banco e quadros daquela autarquia.