GOVERNADOR DO BANCO REÚNE-SE COM DIRECTORES DAS FILIAIS

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu hoje (7), na Ilha de Moçambique, à abertura da IV Reunião Anual com os Directores das Filiais, que terá como pontos de agenda, dentre outros, sistemas de pagamentos e o Manual de Descrição de Funções, que se devem adequar às novas exigências das filiais.

O discurso de abertura do Governador do Banco foi proferido após intervenções da Administradora do pelouro que integra as filiais, Maria Esperança Majimeja – que salientou a importância estratégica da reunião para o cumprimento da missão do banco central –, e do Director da Filial de Nampula, Juvêncio Nhaúle Júnior, que agradeceu à liderança máxima do Banco por ter escolhido sediar o evento na Ilha de Moçambique, um importante pólo turístico-cultural do país.

Discursando na ocasião, Rogério Zandamela disse que o encontro constitui um novo instrumento de gestão que visa “auscultar as preocupações existentes a nível directivo e da gestão máxima, e colher subsídios que contribuam, de forma significativa, para o bom desempenho da nossa instituição no seu todo”.

Prosseguindo, Zandamela fez referência às recomendações feitas na última reunião, havida em Tete, nomeadamente a revisão do Regulamento de Recrutamento e Selecção, de modo a aprofundar ainda mais a participação das unidades de estrutura no processo, bem como a realização simultânea de provas de candidatura, sem que os candidatos tenham, imperiosamente, de se deslocar de um ponto para outro.

Outras recomendações mencionadas pelo Governador tiveram a ver com o domínio da modernização dos centros de processamento de numerário e a utilização de um software para o acompanhamento do ciclo de vida de contratos.

Participam na IV Reunião Anual dos Directores das filiais a Administradora do Pelouro de Operações Bancárias, Emissão e Fiscalização de Sistemas de Pagamento, Maria Esperança Majimeja, Assessores do Governador e Directores do Banco de Moçambique.