CIDADE DE NAMPULA VAI TER PRAÇA DO METICAL
Thursday, 18 September 2025

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, assinaram na manhã desta quinta-feira (18) um memorando de entendimento para a construção da Praça do Metical naquela urbe. A iniciativa insere-se nas acções que o Banco de Moçambique tem estado a levar a cabo no território nacional, visando contribuir para a valorização, conservação e reforço da presença do Metical no dia-a-dia da população, como expressão viva da identidade e orgulho nacionais.
Para Rogério Zandamela, o acto simboliza o comprometimento institucional e a determinação partilhada de revitalizar o espaço urbano, integrando princípios de inclusão, sustentabilidade e resiliência, face aos crescentes desafios da urbanização e das alterações climáticas.
Zandamela manifestou-se expectante quanto ao impacto positivo do projecto, defendendo que a concretização do empreendimento exige atenção redobrada de todos, rigor técnico e firmeza, para que se erga uma infra-estrutura sólida, segura e duradoura, capaz de resistir aos impactos das alterações climáticas que afectam a região.
“É nossa expectativa que a Praça do Metical adicione beleza à cidade de Nampula, oferecendo um espaço de excelência para lazer e confraternização dos munícipes, tornando-se num dos cartões de visita desta linda cidade, cuja paisagem urbana se distingue pelas suas formas únicas e identidade própria.” – referiu.
Por seu turno, o edil de Nampula, Luís Giquira, exaltou a iniciativa do banco central naquele ponto do País, destacando que a construção do monumento significará uma lembrança para que as actuais e futuras gerações conheçam e preservem os símbolos da história e identidade nacionais.
Giquira salientou que, além de proporcionar beleza e estética, a Praça será um dos pontos atractivos para os visitantes daquela urbe.
