CIDADE DE XAI-XAI JÁ TEM PRAÇA DO METICAL

O Governador do Banco de Moçambique (BM), Rogério Zandamela, e o Presidente do Conselho Autárquico de Xai-Xai, Emídio Xavier, procederam hoje (17) à inauguração da Praça do Metical naquela autarquia.

A iniciativa insere-se no desafio que o BM assumiu de implantar praças do Metical em todas as capitais provinciais, visando contribuir para a dignificação do maior símbolo da soberania económica do país, o Metical, e garantir que as gerações actuais e vindouras se engajem na preservação da nossa história.

Na sua intervenção durante o acto, o Governador do BM disse que, com a inauguração da Praça do Metical, a terceira do país, “pretendemos enaltecer a nossa moeda, o Metical, um dos símbolos mais importantes da nossa soberania e conquista, pelo que gostaria de reforçar o nosso apelo para a sua valorização e conservação”.

Falando na ocasião, Rogério Zandamela disse ainda que “esta Praça do Metical vem conferir mais beleza à cidade de Xai-Xai, oferecendo aos munícipes e aos visitantes desta urbe um espaço de recreio e lazer por excelência, apetrechado com bancos de repouso, postes e candeeiros de iluminação, tornando-se num dos mais expressivos cartões de visita da cidade”.

“O banco central” – prosseguiu Zandamela – “continua empenhado na adopção de políticas que contribuam para a valorização do Metical e do poder de compra do cidadão, bem como para desenvolver acções de literacia económica e financeira indispensáveis para a gestão de finanças pessoais e entendimento dos principais conceitos relacionados com o mandato do BM.”

Por seu turno, o Edil de Xai-Xai disse que a Praça do Metical é de inestimável valor não somente na promoção e valorização do Metical, mas também na melhoria da paisagem urbanística da urbe.

Emidio Xavier pontuou que, apesar dos inúmeros desafios que o pais enfrenta, o Governador Zandamela conseguiu manter a estabilidade económica do pais.

Durante o seu discurso, o Edil, visivelmente emocionado, ofereceu as chaves da cidade de Xai-Xai ao GBM, um acto que resultou de uma deliberação consensual feita pela autarquia que dirige.

Participaram no evento, as Administradoras do BM Benedita Guimino e Silvina de Abreu, Administrador da cidade de Xai-Xai, Carlos Buchili, Directores, gestores e técnicos do banco, bem como quadros daquela autarquia.