BM E PGR ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO EM MATÉRIA DE FRAUDES

O Banco de Moçambique (BM), representado pelo Administrador do pelouro de Estabilidade Financeira, Jamal Omar, procedeu ontem, 24.02, nas instalações da PGR, à assinatura de um Memorando de Entendimento com a Procuradoria Geral da República (PGR) e ao lançamento de uma plataforma de denúncia de fraudes com recurso a redes de telecomunicações e meios de pagamento electrónicos.

Assinaram igualmente o Memorando de entendimento o INCM, a SERNIC e diversas instituições de crédito e sociedades financeiras (ICSF) e instituições de moeda electrónica (IME), presentes no país.

O evento contou com a apresentação da plataforma de denúncia de fraudes, plataforma esta acessível via internet, de qualquer dispositivo informático, e que visa dar espaço aos cidadãos, de qualquer ponto do país, para apresentarem denúncias de situações de burlas e outras fraudes com recurso a redes de telecomunicações e meios de pagamentoelectrónicos, que representam mais de 90 porcento do volume das fraudes reportadas no nosso sistema financeiro.

Na sua intervenção, Jamal Omar referiu que a assinatura do Memorando e o lançamento da plataforma são instrumentos que irão melhorar a actuação do Banco de Moçambique, e do sistema financeiro moçambicano, em geral, e reforçar a confiança e transparência no sistema financeiro nacional e na credibilização das instituições que directa ou indirectamente prestam serviços financeiros.

Com a assinatura deste Memorando, o BM irá assegurar a colecta e centralização de informação sobre as fraudes com recurso aos meios de pagamento, sem descurar o dever de sigilo bancário que se impõe às instituições de crédito e Sociedades Financeiras.

A terminar, Jamal Omar apelou a todas as instituições financeiras participantes da plataforma a fazerem o uso integral da mesma e a tornarem céleres os processos de investigação e esclarecimentos de situações de fraudes usando meios de pagamento electrónicos ou redes de telecomunicações.

A cerimónia contou também com uma pequena exposição de materiais de informação e educação financeira, produzidos pelo BM e demais instituições participantes, em matérias de fraudes.