LANÇADA HOJE A ESTRATÉGIA NACIONAL DE INCLUSÃO FINANCEIRA 2025-2031

A Ministra da Finanças, Carla Loveira, procedeu na manhã de hoje (6), no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, ao lançamento da II Edição da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) para o período 2025-2031.

Na sua intervenção, Carla Loveira disse que a nova Estratégia visa assegurar o acesso e uso de produtos e serviços financeiros de qualidade, através de conhecimento, confiança e segurança providos de forma responsável, que contribuam para o crescimento económico sustentável e inclusivo, assim como para o bem-estar da população Moçambicana.

Segundo Loveira, a nova ENIF representa uma evolução substantiva comparativamente à anterior (2016-2022), na medida em que a abordagem do conceito de inclusão financeira transcende a mera bancarização, passando a englobar a digitalização dos serviços financeiros, bem como o financiamento verde, com vista a promover maior acessibilidade, eficiência e inclusão sustentável para a população sem acesso ao sistema financeiro formal.

A Ministra defendeu ainda que o sucesso da ENIF 2025-2031 requer uma abordagem integrada, envolvendo todos os sectores-chave, por forma a fazer face aos desafios que se impõem, designadamente a consolidação da estabilidade macroeconómica e a mitigação de riscos associados ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas.

Outros desafios apontados prendem-se com a necessidade de colmatar os elevados custos dos serviços financeiros, que continuam a ser uma barreira real para as famílias de baixo rendimento e para os pequenos negócios; e de incrementar os baixos níveis de

literacia financeira, que limitam a capacidade da população de compreender e utilizar os serviços financeiros de forma consciente e segura.

Intervindo nesta ocasião, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que a ENIF 2025-2031 renova e reforça o compromisso colectivo de continuar a trabalhar para promover maior inclusão financeira, permitindo o acesso a serviços financeiros de qualidade pelas populações, principalmente das zonas rurais, pois só com uma população financeiramente incluída se pode alcançar um crescimento robusto, sustentável e inclusivo.

A apresentação da ENIF 2025-2031 foi feita pela Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, Ester dos Santos José.