INDICADORES DE INCLUSÃO FINANCEIRA – III TRIMESTRE DE 2025

Os indicadores de inclusão financeira do 3.º trimestre de 2025, disponíveis nesta área, apresentam uma análise detalhada do acesso a serviços financeiros em Moçambique, considerando os aspectos geográficos, demográficos e de uso, com desagregação por género e por áreas de residência (urbana e rural).

O relatório apresenta, igualmente, dados sobre a distribuição dos pontos de acesso aos serviços financeiros nos 154 distritos do País.

No período em referência, registou-se uma variação positiva de 7,1 % no total de pontos de acesso, impulsionada, sobretudo, pelo crescimento de 8,6 % nos agentes de moeda electrónica e de 3,7 % nos operadores de microcrédito.

Salienta-se, ainda, o seguinte:

  • Registou-se um aumento de 4,3 % no número de contas de moeda electrónica por cada 100 adultos. Este aumento decorre, fundamentalmente, da simplificação dos processos de adesão e utilização, da interoperabilidade entre as instituições de moeda electrónica e os bancos, bem como do reforço na divulgação dos produtos e serviços associados; e
  • Observou-se uma redução significativa, na ordem de 70,6 %, do número de agentes bancários, em resultado da descontinuidade do modelo por parte de alguns bancos comerciais.