GOVERNADOR ROGÉRIO ZANDAMELA ENCERRA 50.º CCBM

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu hoje (7), no Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande, em Pemba, ao encerramento do 50.º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique (CCBM), que teve lugar de 5 a 7 de Novembro corrente.

No seu discurso de encerramento, Rogério Zandamela endereçou palavras de satisfação e de dever cumprido a todas as partes relevantes e envolvidas na realização do evento, e agradeceu pelas contribuições valiosas apresentadas que, como referiu, serão posteriormente partilhadas com as entidades de especialidade, com vista a apoiar na implementação efectiva das recomendações feitas na sessão pública.

Momentos antes, na sessão de abertura daquele que foi o último dia do 50.º CCBM, o Governador fez um rescaldo das actividades realizadas nos dois primeiros dias do evento, que passaram por sessões internas de balanço da instituição e visitas a empreendimentos sociais e económicos.

Passando para o propósito desta última sessão, dedicada à apresentação do estudo e ao debate do tema escolhido, “Os Desafios para o Desenvolvimento do Sector das Pescas em Moçambique: o Caso da Província de Cabo Delgado”, Rogério Zandamela disse que a escolha deste tema decorre da preocupação concreta de compreender como um sector com tanto potencial económico e social continua aquém da sua verdadeira capacidade de contribuir para o desenvolvimento equilibrado e inclusivo do País.

“A questão que naturalmente se impõe é: afinal, quais são os verdadeiros desafios que travam o desenvolvimento sustentável do sector das pescas em Moçambique, e particularmente na província de Cabo Delgado? É para buscar resposta a esta pergunta que reunimos, neste fórum, os principais stakeholders e o público em geral, para reflectirmos em conjunto sobre soluções práticas e sustentáveis que permitam dinamizar o sector e valorizar o potencial pesqueiro do País, tendo como base o documento que será apresentado de seguida” – disse Zandamela.

No final da sua intervenção, o Governador Zandamela procedeu ao lançamento público do BmChat, um assistente virtual do Banco de Moçambique, concebido no âmbito da Estratégia de Transformação Digital. Trata-se de uma solução tecnológica inovadora – a que se poderá aceder pelo WhatsApp, Facebook ou a partir do site do Banco –, que disponibilizará informações sobre as áreas de actuação da instituição. Na ocasião, Rogério Zandamela convidou aos presentes a conhecerem de perto esta ferramenta, bem assim a explorarem os códigos QR disponíveis nas instalações e no stand do Banco de Moçambique.

Já o Presidente do Município de Pemba, Satar Abdulgani, disse, no seu discurso, que a escolha de realização do Conselho Consultivo em Pemba revelava, para si e para os demais munícipes da cidade de Pemba, um gesto de inclusão, traduzido num sentimento de unidade nacional. Satar Abdulgani não poupou elogios à terceira maior baía do mundo, convidando todos os presentes a visitarem as lindas praias da capital da província.

Por seu turno, o Governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, disse que testemunhar a apresentação do estudo em questão era motivo de grande satisfação e encorajamento, pois, reafirmava o interesse do Governo de Moçambique, através do seu principal conselheiro no domínio financeiro, na necessidade de apostar na pesca, um dos principais eixos para o crescimento da economia e geração de renda para as nossas comunidades.

“Ao realizarmos esta reunião, para além de conhecimento mais aprofundado sobre o estado actual do sector pesqueiro na província, a nossa expectativa tem a ver com a retoma e o reforço das actividades de pesca, através de investimentos que nos permitirão alcançar altos índices de produção e produtividade pesqueira. Estamos convictos de que as discussões e recomendações que daqui resultarão irão contribuir para galvanizar as actividades de pesca em Cabo Delgado e no País, em geral. Por isso, mais uma vez, deixo aqui uma palavra de profundo apreço ao Banco de Moçambique pela escolha da nossa província para acolher este evento” – finalizou.

A apresentação do estudo foi feita pelo Director do Departamento de Relações Internacionais e Protocolo, Zacarias Maculuve, tendo a mesma sido precedida da exibição de um vídeo sobre o mesmo tema.

Após a apresentação, o debate rendeu as contribuições e constatações de alguns participantes, dentre eles a Directora Nacional do Sector das Pescas, Lucinda Mangue, dos antigos Governadores do Banco Adriano Maleiane e Ernesto Gove, do Presidente da CTA a nível de Cabo Delgado, Mamudo Irage, entre outros.

Participaram da sessão pública do 50.º CCBM Antigos Governadores do Banco, membros do Conselho de Administração, Assessores, Gestores e técnicos, representantes de instituições de crédito e sociedades financeiras, gestores e quadros do sector das pescas, académicos e demais convidados.