GOVERNADOR ROGÉRIO ZANDAMELA TESTEMUNHA INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DO METICAL NA CIDADE DE QUELIMANE
sexta-feira, 08 agosto 2025

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, tomou parte, esta sexta-feira (8), na inauguração da Praça do Metical da cidade de Quelimane, construída em colaboração com o Conselho Autárquico desta urbe.

Na ocasião, Rogério Zandamela disse que “a cerimónia se reveste de um significado particularmente especial, por ocorrer no mesmo ano em que celebramos o 45.º aniversário da nossa moeda nacional, o Metical, tornando a cidade de Quelimane palco de uma homenagem viva à nossa soberania, história económica e riqueza que nos define como Nação”.
O Governador referiu-se à edificação da Praça do Metical de Quelimane, a oitava a ser construída no País, como um avanço significativo num dos mais prestigiados projectos de responsabilidade social do banco central, que visa edificar espaços similares em todas as capitais provinciais. “Com esta iniciativa, pretendemos enaltecer o Metical como um dos pilares da nossa autonomia financeira e económica, e como um símbolo da nossa identidade nacional” – elucidou Zandamela.
O Governador explicou ainda que o espaço foi concebido para ser um verdadeiro ponto de encontro da comunidade, um local de convivência, lazer e bem-estar, onde poderão realizar-se diversas actividades culturais e comunitárias, acções de educação financeira, prática de actividades físicas, leitura ou simples lazer, tendo cada elemento sido cuidadosamente integrado para garantir a sua funcionalidade, segurança e conforto dos utentes. “Acreditamos que, pelo seu valor evidente, harmonia dos seus espaços e conforto que proporciona, esta Praça se tornará num cartão de visita da cidade de Quelimane, um lugar para todos, que convida à convivência, reflexão, partilha e orgulho pela nossa moeda” – augurou Zandamela.
Rogério Zandamela concluiu a sua intervenção reafirmando o compromisso do Banco de Moçambique com a sua missão de preservar o valor da moeda nacional e promover um sistema financeiro sólido, moderno e inclusivo, tendo apelado aos munícipes da cidade de Quelimane para que façam daquela Praça um verdadeiro símbolo de pertença e orgulho local, valorizem, preservem e utilizem o espaço de forma responsável, garantindo que as gerações futuras encontrem aqui um espaço de memória, encontro e orgulho colectivo.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, endereçou palavras de reconhecimento ao Banco de Moçambique, em especial ao Governador, pela decisão da construção da Praça na “Cidade das Bicicletas”.
Manuel de Araújo defendeu que o empreendimento é, além de um espaço físico, um tributo à soberania e moeda nacionais, um presente para os quelimanenses, num ano em que o País e o banco emissor completam 50 anos, bem assim nas proximidades do 83.º aniversário de elevação de Quelimane à categoria de cidade, a 21 de Agosto corrente. Continuando, o edil revelou satisfação pelas facilidades oferecidas naquele lugar, pelo legado histórico sobre a moeda nacional e o papel do banco central para as comunidades e gerações vindouras, apelando, igualmente, para a sua preservação.
A Praça do Metical de Quelimane ocupa uma área de pouco mais de 4000 m2 e situa-se numa localização estratégica da malha urbana, ao longo de uma das principais avenidas da cidade, cercada por edifícios de valor patrimonial, o que lhe confere uma posição privilegiada de acesso. Compreende, entre outros, sanitários públicos, sala comunitária, bancos e mesas em betão, zona de ginástica equipada, circulação interna através de pavês, rampas e escadas, áreas verdes compostas por relva e árvores, iluminação pública reforçada, caixotes de lixo para resíduos sólidos, passeios perimetrais e pavimento contínuo em pavê vermelho, facilitando a circulação e acessibilidade universal.
Participaram no evento, por parte do Banco de Moçambique, as Administradoras Gertrudes Tovela e Silvina de Abreu, a Assessora e Directora do Gabinete do Governador, Luísa Navele, gestores e técnicos, e, por parte do Conselho Autárquico de Quelimane, dirigentes e quadros técnicos.


