GOVERNADOR DO BANCO DIRIGE A VI REUNIÃO ANUAL DOS DIRECTORES DAS FILIAIS NA CIDADE DE QUELIMANE
sábado, 09 agosto 2025

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu hoje (9), na cidade Quelimane, à abertura da VI Reunião Anual dos Directores das Filiais, que terá como tema central a gestão das casas-fortes das filiais, com destaque para a fixação de critérios de transferência, para a sede, de moedas metálicas impróprias para a circulação, e a gestão de recursos humanos, o mais importante activo institucional.
A anteceder o discurso de abertura do Governador, a Administradora do pelouro de Operações Bancárias, Emissão e Fiscalização de Sistemas de Pagamento, Gertrudes Tovela, destacou a reunião como uma plataforma essencial para o reforço da comunicação estratégica na instituição. “Esta reunião realiza-se num contexto em que celebramos os 50 anos do Banco de Moçambique, 45 da criação do Metical e, mais recentemente, a inauguração da Praça do Metical do Município de Quelimane, marcos importantes da história da nossa instituição. Permitam-me enaltecer o abnegado esforço de todos os Directores das filiais, que diariamente asseguram o cumprimento, em cada província, da nossa missão com responsabilidade e compromisso” – reconheceu Gertrudes Tovela. Por sua vez, o Director da Filial de Quelimane, Jorge Namurás, tomou a oportunidade para saudar e manifestar agradecimento ao Governador pela escolha desta filial como anfitriã do encontro.
Discursando no acto de abertura, Rogério Zandamela salientou o carácter preponderante destas reuniões, iniciadas em 2018, em regime de rotatividade anual entre as zonas Norte, Centro e Sul do País, como um espaço privilegiado de consulta, concertação e interacção directa entre o Governador do Banco e os Directores das filiais, e que permite colher subsídios operacionais e estratégicos para transformá-los em melhorias concretas que elevam o desempenho da instituição.
Rogério Zandamela fez uma retrospectiva das edições anteriores, recordando, entre outros avanços, a revisão do quadro-tipo e do manual de descrição de funções, o aprimoramento do modelo de recrutamento de recursos humanos, a terceirização de determinadas funções do Banco, o reaproveitamento dos trabalhadores em situação de reforma, a automatização da truncagem de cheques e do crédito-intradiário, a criação de condições para o acesso pelas filiais aos dados da Central de Emitentes de Cheques Sem Provisão e da Central de Registo de Crédito, bem como o envolvimento directo destas unidades orgânicas em acções de divulgação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira.
Outras recomendações referidas pelo Governador têm a ver com a revisão das funções de gestão nas filiais, capacitação destas unidades em matéria de modernização e gestão de numerário, delegação de competências na aquisição de bens e serviços não padronizados, bem assim a gestão dos contratos de manutenção de bens e serviços.
Rogério Zandamela referiu-se ainda à identificação de soluções adequadas para a monitoria das casas-fortes, incluindo o recurso à inteligência artificial, a implementação do vetting no processo de recrutamento e selecção de trabalhadores, incluindo de empresas que prestam serviços ao banco emissor.
Prosseguindo, Zandamela apontou, igualmente, a implementação do sistema de liquidação a grosso em tempo real e o de compensação electrónica, no âmbito da modernização do Sistema Nacional de Pagamentos, bem como a introdução do Número Único de Identificação Bancária dos clientes dos bancos comerciais, instituições de moeda electrónica e fintechs, como parte dos esforços para o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Rogério Zandamela concluiu o seu discurso exortando as filiais para manterem o foco na melhoria contínua, no espírito de serviço público e na promoção da integridade em todas as vertentes de actuação. “Formulo votos de uma reunião produtiva, cujas recomendações contribuam, de forma significativa, para o reforço da eficácia e eficiência da nossa instituição” – finalizou o Governador.
Participam no evento a Administradora Gertrudes Tovela, a Assessora e Directora do Gabinete do Governador, Luísa Navele, e Directores do Banco.

