CAI O PANO SOBRE O 47º CCBM NA BEIRA

O Governador do Banco de Moçambique (GBM), Rogério Zandamela, encerrou, esta sexta-feira, o 47.º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique (47.º CCBM), realizado na cidade da Beira. Para o presente ano, o tema escolhido para a sessão pública foi “Desafios e Oportunidades da Indústria Açucareira em Moçambique: O Caso de Sofala”, que suscitou debate e contribuições dos participantes, findo qual o GBM assumiu o compromisso, diante da audiência, de assegurar a consolidação dos subsídios colhidos e canalizá-los às instituições governamentais relevantes. “O objectivo do estudo que apresentámos, não era de esgotar o tema, mas contribuir para estimular o debate e envolvermo-nos nos esforços para desenvolver o país. Tomo a oportunidade para lançar o desafio ao sector financeiro para que, de forma proactiva, possa apoiar o financiamento a esta indústria, na sua cadeia de valor, especialmente aos pequenos produtores”.

Rogério Zandamela referiu-se, ainda, às visitas efectuadas pelo Banco de Moçambique (BM) a empreendimentos económicos da província, nomeadamente a MEREC Industries e a Açucareira de Mafambisse (Tongaat Hulett), o que permitiu notar que “ não obstante o impacto negativo da pandemia de COVID-19 e dos choques climáticos sobre o tecido empresarial, as unidades fabris retromencionadas e outras iniciativas locais têm estado a impulsionar a criação de emprego e a geração de rendimento, melhorando, assim, o bem-estar das famílias locais”.

Zandamela acrescentou que, por ocasião dos conselhos consultivos e no âmbito da sua responsabilidade social, o BM tem apoiado diversas iniciativas locais. No caso particular da Beira, o BM elegeu o Centro Infantil Melanie e o Centro Siloé, para beneficiarem de reabilitação através do melhoramento e apetrechamento das infra-estruturas.

O GBM encerrou o evento dirigindo uma palavra de apreço às autoridades governamentais e municipais, pela sua abertura, disponibilidade e apoio durante os trabalhos de preparação do evento, bem como à Comissão Organizadora do 47.º CCBM, que se esmerou para que o evento fosse bem-sucedido.