BM APRESENTA CEPI NA UNIVERSIDADE CATÓLICA EM LICHINGA

O Banco de Moçambique (BM) apresentou, nesta sexta-feira (3), o relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação (CEPI) à comunidade académica da Universidade Católica (UCM), em Lichinga, no âmbito das actividades enquadradas nas festividades do seu jubileu e da divulgação regular deste documento.

Na sua intervenção de boas-vindas, o Director da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunístico da UCM-Lichinga, Viegas Nhenge, destacou a relevância do evento para aquela comunidade académica, tendo referido que o mesmo permitirá aos estudantes aprofundar os temas abordados durante as aulas. Adicionalmente, realçou o papel do BM na formulação de políticas que concorrem para a estabilidade macroeconómica do país.

Por seu turno, o Director do Gabinete de Comunicação e Imagem do BM, Jaime Manjate, contextualizou o evento, tendo explicado que o mesmo enquadra-se nos esforços do banco central, voltados para a promoção da educação económica, com realce para a disseminação da racionalidade das decisões de política monetária.

Na apresentação do tema sobre a política monetária, feita pelo técnico Jorge Mouco, do Departamento de Estudos Económicos (DEE) do BM, foi destacada a taxa MIMO como principal instrumento da política monetária, bem como os canais de transmissão na economia, através dos quais se procura assegurar o seu principal mandato de manter a inflação baixa e estável.

Por fim, o Director do DEE, Carlos Baptista, apresentou um resumo do CEPI de Setembro, tendo explicado que o Comité de Política Monetária analisa, a cada ciclo de dois meses, a conjuntura macroeconómica, as perspectivas da inflação e os riscos e incertezas associados, e toma a decisão sobre a taxa MIMO, de modo a assegurar que a inflação se situe dentro de uma banda considerada razoável e consentânea com o funcionamento normal da economia.

O evento, que foi muito concorrido, contou a participação de aproximadamente 200 estudantes da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, que incorpora os cursos de economia e gestão e de contabilidade e auditoria. Além dos estudantes, também participaram docentes da UCM-Lichinga, gestores e técnicos do BM.